quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Laranja Mecânica - Stanley Kubrick

"No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca." - (AdoroCinema)
O filme é de 1971, foi dirigido por Stanley Kubrick, que também dirigiu O Iluminado, e baseado no livro de mesmo nome do Anthony Burgess, escritor inglês que se inspirou num fato acontecido com ele em 1944.
Na época de lançamento, foi censurado em vários países, incluindo o Brasil e até no Reino Unido, onde foi gravado. Mas hoje em dia violência e sexo já virou algo rotineiro para nós, podendo ver em qualquer lugar, como filmes e novelas, e mesmo assim o filme mexe com a gente, nos deixando incomodados  em várias cenas, nos fazendo experimentar todos os tipos de sentimentos em seus 136 minutos, confesso que teve partes em que senti muita pena do Alex(talvez seja apenas a queda que eu tenho por psicopatas, como o Tate de AHS, mas realmente tive vontade de ir lá abraçar ele e falar que ia ficar tudo bem em alumas cena).
Tudo, cada cena, cada detalhe, o figurino, a trilha sonora, o roteiro e etc. vai transformando esse filme em simplesmente maravilhoso e inesquecível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário